Alheira de Urtiga ®

CIMG6009

Recentemente começamos a produzir um novo tipo de Alheira ( Farinheiro ) de Urtiga, venha   fazer-nos uma visita e provar está nova iguaria.

Caracterização Sumária
Enchido feito à base de carne gorda de suíno (perna e entremeada), triturada e misturada com pão, aditivos, temperada com urtigas, outros condimentos e especiarias.
A massa resultante é cheia em tripa salgada de bovino previamente lavada e desinfectada. Este enchido não é fumado. De seguida, é colocado numa câmara de maturação durante cerca de 12 horas a temperaturas de 3-4 ºC. Findo esse tempo, entra na câmara de estabilização por cerca de 24 horas, a temperaturas que variam entre 10 e 20 ºC e humidades relativas entre 50 a 75 %.

Ingredientes
Pão de Trigo, Agua, Carne de Suíno, Cebola, Alho, Sal, Urtigas, Especiarias

Forma de Apresentação
O produto possui a forma de ferradura cilíndrica e tem as seguintes dimensões médias:

  •  Diâmetro – 35 mm
  •  Comprimento – 200 mm
  •  Peso – 250 a 350 g

Tem uma cor amarelo acastanhado, de consistência firme, aspecto interior constituído por uma massa homogénea de aspecto grumoso e bem ligado, com invólucro sem roturas e bem aderente à massa. O seu aspecto é pouco rugoso. Este produto é atado manualmente com fio de algodão.

Tratamentos Aplicados
Maturação – Consiste em manter o produto numa câmara de maturação, a temperaturas e humidades relativas controladas, a fim de obter as características organolépticas típicas do produto.